DSC_0026_ok

Lincolln_1

Palestra: A trajetória do violão no Ceará: História e narrativas no campo musical.

A presente apresentação tem como objetivo descrever, a partir de relatos e fontes documentais, a trajetória do violão no Ceará desde a era do rádio até a sua chegada no Ensino Superior. O enfoque principal se dá na prática do violão solista, seus principais agentes, repertório, gravações de época e espaços de atuação. Por fim, é traçada uma perspectiva atual do campo violonístico cearense na contemporaneidade, com interseções que percorrem as áreas de conhecimento da Performance e Educação Musical.

Release: Eddy Lincolln Freitas de Souza é Mestre e Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, e possui Bacharelado em Música com habilitação em violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na classe do professor Eugenio Lima de Souza. Desde o ano de 2009 é Professor do Curso Técnico em Instrumento musical do IFCE, além de coordenador e diretor musical da Camerata de violões do IFCE. Participou de cursos e máster class de interpretação com renomados violonistas didatas, dentre os quais Tomas Paterson, Daniel Wolff, Sergio Assad e Henrique Pinto. Foi idealizador e dirigiu o Seminário internacional de violão do Ceará no ano de 2016, e atualmente coordena no IFCE o curso de extensão em Performance e ensino de violão. Enquanto professor de instrumento tem formado uma geração de excelentes violonistas na cidade de Fortaleza, alguns dos quais tem se destacado por meio de premiações e concertos no Brasil e EUA.