Paulo Bellinati(black)

Paulo Bellinati

Paulo Bellinati é considerado um dos maiores nomes do violão brasileiro contemporâneo, além de compositor, arranjador, multi instrumentista, produtor e pesquisador respeitado. Trabalhou com Steve Swallow, Carla Bley, Edu Lobo, Chico Buarque, MPB-4, João Bosco, Leila Pinheiro e Gal Costa com a qual recebeu o Prêmio Sharp 94 de melhor arranjador pelo disco “O Sorriso do Gato de Alice”. Participa também do grupo instrumental Pau Brasil, um dos mais respeitados do gênero e mais recentemente formou um duo com o violonista Marco Pereira realizando concertos pela Europa, Brasil, USA e um novo CD em preparação.

Além disso, tem composições suas gravadas pelos maiores violonistas e grupos instrumentais da atualidade como John Williams, Los Angeles Guitar Quartet, Sinichi Fukuda, Duo Assad, Quaternaglia, Fabio Zanon, Eduardo Isaac, entre outros.

Vários de seus  CDs são referência de qualidade no Brasil e no mundo, entre eles o premiado “The Guitar Works of Garoto”(GSP-1991), sobre a obra de Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), “Lira Brasileira”(GSP-1997), completamente autoral e “Afro-Sambas” (GSP-1997/Biscoito Fino-2010), em duo com a cantora Mônica Salmaso, ambos indicados finalistas ao Prémio Sharp de Musica. No Brasil lançou  o Cd “VIRADO”(2009) em duo com  Weber Lopes e o Cd PINGUE-PONGUE (Delira Música-2011), que comemora 20 anos de sua parceria com a violonista Cristina Azuma.

Seu “CONCERTO CABOCLO P/ DOIS VIOLÕES E ORQUESTRA”, encomendado pela OSESP, teve a estréia mundial em junho  de 2012 na Sala São Paulo, com os solistas João Luiz e Douglas Lora à frente da OSESP, regida pelo Maestro Giancarlo Guerrero. Em abril de 2013 o Concerto teve sua première nos USA, com os mesmos solistas à frente da Orquestra Sinfónica da Universidade da Carolina do Sul.

No final de 2012 o lançamento do CAIXOTE PAU BRASIL com 8 Cds, DVD e livro de Carlos Calado, comemora 30 anos da trajetória discografia do grupo (1983-2013), contendo todos os LPs remasterizados, incluindo faixas “bônus” inéditas em todos os CDs.

Com Grupo Pau Brasil gravou também “Villa-Lobos Superstar” tendo como convidados o quarteto de cordas Ensemble SP e o cantor Renato Braz, dedicado à obra de Heitor Villa-Lobos. Este trabalho rendeu ao grupo em 2013 o 24º Premio da Música Brasileira nas categorias melhor CD e melhor grupo instrumental. Em 2015 o Pau Brasil realiza mais um projeto: o CD “Daqui” e o DVD “Delá”, gravados em Oslo na Noruega, ambos são lançados no Brasil em 2016.

Recentemente tem realizado turnês na Europa e no Brasil com seu novo duo de violões ao lado de Marco Pereira e o CD ‘DUO”, gravado em 2016 vai ser lançado no final de 2017.